A vida agitada da rotina da grande maioria da população afeta negativamente a saúde de muita gente, em especial causando doenças na esfera mental e psicológica. Apesar de quase sempre tais desconfortos passarem despercebidos (para muitas pessoas algo normal ou que faz parte do dia a dia), pode ser extremamente prejudicial conviver com uma condição neurológica negativa.
Novas abordagens terapêuticas
No entanto, o tratamento para este tipo de condição médica sempre necessitou ser invasivo, com o uso de medicamentos. Felizmente, a ciência tem avançado e novas técnicas não invasivas estão surgindo como alternativas promissoras para o tratamento de diversas doenças neurológicas.
Estimulação magnética transcraniana
Uma das técnicas mais promissoras é a Estimulação Magnética Transcraniana (EMT), que utiliza campos magnéticos para estimular áreas específicas do cérebro. Este procedimento é indolor, não requer anestesia e pode ser realizado em consultório médico.
Neurofeedback
Outra técnica que tem ganhado destaque é o neurofeedback, que permite ao paciente aprender a regular sua própria atividade cerebral através de exercícios mentais monitorados por equipamentos especializados. Esta abordagem tem mostrado resultados positivos no tratamento de TDAH, ansiedade e epilepsia.